domingo, 22 de julho de 2012

ATENÇÃO ELEITOR PINDAREENSE, FAÇA UMA REFLEXÃO ANTES DE VOTAR PARA VEREADOR



Câmara Municipal de Pindare Mirim

Muitas são as discussões sobre as eleições ao cargo de prefeito, entretanto gostaria de propor uma reflexão ao eleitorado de Pindaré acerca da eleição ao cargo de vereador que iremos escolher também nestas eleições de 2012. 

Muita gente parece desconhecer a importância de eleger um vereador que tenha credenciais para assumir o mandato, ou melhor, aquele que deverá ter o melhor perfil para assumir o cargo.

A Câmara Municipal de Vereadores na sua ESSÊNCIA é quem representa o povo, cumprindo o papel de fiscalizador do executivo e ainda propondo, discutindo e votando leis e normas que melhoram a gestão e consequentemente a vida de seus representados, o povo. 

Plenário da Câmara Municipal
No Brasil, principalmente nas cidades pequenas do interior, muitos são os indivíduos que se candidatam ao pleito, por enxergarem na Câmara Municipal uma oportunidade de “Emprego”. Os que assim agem, ou fazem pelo desconhecimento do real papel do vereador, ou mesmo por falta de ética ou moral, enganam o povo que o elegeu para representá-lo. 

Não precisamos e não queremos nem o primeiro e muito menos o segundo exemplo, como também não queremos uma câmara submissa ao executivo, como esta atual, com a maioria gigantesca dos vereadores descumprindo seu verdadeiro papel, ou seja, o papel de vereador compromissado com a comunidade na fiscalização da sua atividade. Ao contrário disso, muitos ficaram submisso ao prefeito Henrique Salgado ao ponto de desempenharem papéis de verdadeira apatia e indiferença.
A oposição política é necessária e tem que ser feita com responsabilidade e ética acima de tudo, e a verdadeira oposição nasce da necessidade de defender pontos de vistas diferentes, de ter uma personalidade ímpar e em prol do coletivo. 

Um País, um Estado, uma Cidade sem oposição, é um espaço propício para o surgimento da pior espécie de político. O político autoritário, prepotente, egocêntrico, descarado e mentiroso, aquele que não consegue ver o poder além do seu umbigo. Com essa falta de critério dos edis, surgem as mazelas que muitas vezes deixam a população em maus lençóis. 

Analisemos, portanto com toda cautela os nossos candidatos que se apresentam à vereança do nosso município. 

SÃO FUNÇÕES DO VEREADOR: fiscalizar o prefeito quanto à administração e gastos do orçamento, fiscalizar o vice-prefeito, os secretários municipais; propor leis de interesse municipal, debatê-las e aprová-las; votar projetos de lei enviados pelo prefeito; Eles devem ainda, trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo e atendendo suas reivindicações e desempenhando o papel de mediador entre os habitantes e o prefeito.

NÃO SÃO FUNÇÕES DO VEREADOR: distribuir cestas básicas, pagar contas de luz, água ou telefone; distribuir carrada de terra, sacos de cimento, telhas ou tijolos, comprar óculos e dentaduras; distribuir jogos de camisas para times de futebol ou financiar festas, etc... 

Também temos de considerar ainda, verificar se os pretensos candidatos têm capacidade de exercer o mandato, cito capacidade no sentido de ter conhecimento das reais atribuições do Legislador Municipal. 

Concluo deixando uma máxima muito pertinente: Não há boa gestão sem boa assessoria! Fato!

32 comentários:

  1. Se os veriadores fiscalizase os secretarios eles não tavam roubado tanto. Claudio Caribo, Alex, Tia Naza estão todos ricos. Se o veriador sabe quanto ganha cada um deles tem alguma coisa errada aí. Tem dinheiro saindo pelo ralo moço!

    ResponderExcluir
  2. O prefeito Henrique Malvado anda dizendo por onde anda na cidade que não é pra votar no Dr Walber porque ele tem mais de trinta anos que trabalha como médico na cidade e tá pobre, enquanto Alexandre com pouco tempo de profissão já tem uma clinica em Santa Inês, uma fazenda em Monção, Apartamento em São Luis, uma Hylux, um Jeep Importado e vários bens. Santa ignorância minha gente, como pode uma pessoa falar tanta besteira?
    Se Walber é pobre é porque passou parte do seu tempo atendendo o povo de graça e o outro cobrando. Tanto é verdade que Alexandre por ser filho de Santa Inês não tem coragem de sair candidato por lá. Será porquê? Se atendesse o povo como faz Walber com certeza estaria na graça do povo. Esse prefeito perdeu a oportunidade de ficar calado. É Como diz um ditado: " Ele calado ainda tá errado"!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. GOSTEI DO SEU COMENTÁRIO, PORQUE O CANDIDATO RICÃO NÃO DECLAROU TODO O SEU PATRIMÔNIO, JÁ COMEÇANDO A ENGANAR OS ELEITORES. FIQUEM DE OLHO NESSES BEM SUCEDIDOS SÃO RICOS E DECLARAM POBRES NA HORA DE PEDIR VOTOS.

      Excluir
  3. Gostei anônimo é por isso que vou votar no Dr Walber porque é daqui, é gente boa, é humilde e eu conheço. Esse Alexandre eu não conheço, não sei quem é e só ouço o povo falar mal dele. É por isso que sou 22, 22, 22, 22, 22, 22, 22, 22, 22, 22, 22, 22, 22, 22, 22, 22, 22, 22, 22, 22, 22 ......................................................................................................

    ResponderExcluir
  4. Vocês não estão entendendo é nada mesmo.O HS está dizendo é que o Dr. Walber não sabe administrar a sua casa como irá administrar um município? Não é uma questão de ser pobre ou rico, mas de ser ousado para lutar pelo desenvolvimento de Pindaré. O Dr. Walber não tem essas características... e se ele ganhar, aqui vai virar um caos... O melhor para o povo é ele continuar como um bom médico, inclusive trabalhando com o Dr. Alexandre, pois são amigos, e será bem melhor para todos os pindareenses!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse é o pior dos Babões. Não quer enxergar a verdade. Quer dizer que Dr Walber não serve pra administrar nosso município e Alexandre que nem daqui é pode? Vocês são Cara de Pau mesmo. Dá nojo ter que responder pra estes canalhas descarados.

      Excluir
    2. Eu não sou babão, não! Nunca fui. Mas o anônimo está dizendo que sou, com o propósito de me descredenciar naquilo que falo com conhecimento de causa. pois muito bem, vamos mais uma vez explicar a esse anônimo como as coisas funcionam. Talvez, eu até acredito, que o Dr. Walber como médico tem mais experiência que o Dr. Alexandre. Tem mais tempo de profissão e, portanto, já ganhou mais dinheiro, mas não soube administrá-lo. Sem dúvida, hoje, era pra ele ter a sua própria clínica. Mas, por que não tem? Por pura falta de visão empreendedora, claro! Assim, anônimo, fica temerário o Dr. Walber administrar o nosso município, sem experiência administrativa... e para complicar ainda mais, tem muita ave de rapina ao redor dele querendo uma parte do boi, ou da vaca leiteira... e isso não vai dar certo!

      Excluir
  5. A maior ave de rapina do Pindare você sabe quem é. É o próprio prefeito que está surrupiando nosso patrimônio e fazendo um grande patrimônio pessoal, desrespeitando as Leis. Vocês é que querem descredenciar o Dr Walber com essa história de administrar seu dinheiro. Ora amigos, se o Dr Walber atende grande parte das pessoas de Pindaré de graça, tanto que em sua residência é cheio de gente pra ele atender, o salário de médico é pra manter sua família. Você não sabe mais o Dr Walber tem filhos do primeiro casamento que ele mantém estudando em São Luis. A sua renda vai toda nestes gastos de manutenção da própria família. Tu querias o que, que ele abandonasse seus filhos como faz alguns? Não sei se você não é um deles.
    A família de Walber é de gente humilde não é filho de empresário como o pai de Alexandre Colares que é dono de varias lojas comerciais e farmácias em Santa Inês. Aliás, eu voto no Dr Walber porque ele tem comprometimento com nossa cidade e o outro que nem você sabe quem é? Vocês não tem alternativa, o povo não quer votar em forasteiro, pare de onda. O povo é 22. 22. 22. 22. 22. 22. 22. Seu abestado chupa ovo, Babão do prefeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É amigo, mas ele tem um filho que nunca foi reconhecido, isso 0 todo Pindaré sabe.

      Excluir
    2. não foi reconhecido prq o proprio filho não quis, mas mesmo assim não o renega. ambos sabem de seu grau de parentesco e isso tbm não importa..isso é problema deles... mesmo não sendo reconhecido, como vc mesmo diz, mas eles se dão super bem um com o outro....ruím é qnd sabemos a verdade mas mesmo assim não queremos enxerga-la....que nem vc querido........não quer enxergar nossa vitória.......é 22 22 22 22

      cs2012

      Excluir
  6. Quantos médicos no Maranhão tem Clínica própria seu abestado? Você é muito cara de pau querendo defender o absurdo. Nós não precisamos de pessoas de fora para administrar nossa cidade, ou você se acha incapacitado de achar isso? Será porque Alexandre não foi candidato a prefeito na sua cidade Santa Inês, já que foi em Santa Luzia do Tide, Monção e agora em Pindare? Alguma coisa tem de errado, preciso que vocês me digam. Que é estranho é. Vai chupar cabra rapaz!

    ResponderExcluir
  7. Inconsistentes o seus comentários, anônimo. O Dr. Walber só começou atender o povo em sua casa, porque viu a sua chance de ser candidato a prefeito, como de fato é, mas isso só agora... deixa passar as eleições pra gente ver quem é realmente o Dr. Walber? Conversa fiada essa sua, anônimo. A verdade é que quem não tem competência não se estabelece... e como prefeito o Dr. Walber é um bom médico! Ele, infelizmente, não tem capacidade gerencial. Deixar milhões de reais e de problemas a serem resolvidos, enfrentados de frente, nas mãos de um neófito seria uma irresponsabilidade tremenda! Pra falar o certo sem ser parcial, digo que o Dr. Alexandre também não é a pessoa mais indicada pra ser o prefeito, no entanto, só tem eles dois, não optaram por uma terceira via, e deles o Dr. Alexandre é o menos despreparado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahaha vc realmente nao sabe nada, Dr Walber é médico a 30 anos e a 30 anos consulta de graça, nao só agora como vc está dizendo, isso qualquer um aqui e onde quer q ele tenha morado o sabe, vc nao passa de um covarde.

      Excluir
    2. Ele justamente nao é rico até hoje porque nunca foi um mercenário e com o dinheiro que ganha ajuda a toda a família, nao só a seus filhos, mas aos seus pais e irmaos que nao sao poucos, esses que estao ricos sao porque todo o dinheiro que ganham só usam pra eles mesmos, sao egoístas, é impressionante como nesse país as pessoas invertem os valores, se vc é rico é criticado, e se vc usa seus dinheiro honesto pra ajudar a quem precisa e a sua família tbm.
      Bando de invejosos, algum de vcs aí ja bateu na porta do Dr. Alexandre na hora do almoço antes de ser candidato pra ser consultado de graça.
      Pois é, a 30 anos todos os dias Dr.Walber se dedica a isso, taí sua explicaçao de porque ele nao é "rico".
      Se nota que nao o conhece.

      Excluir
    3. Anônimo, onde está a minha covardia? Vocês querem beatificar o Dr. Walber, porque estão sedentos pelo leite da vaquinha... Engraçado, Walber virou a panaceia de todos os males. Dá pra acreditar? É claro que não! Estão pensado que Walber vai resolver todos os problemas do povo, que é honesto, pobre, prestativo, etc. Que mora e ajuda o povo de Pindaré há 30 anos... Que está rodeado só de Santos, posso até enumerar... Ah, deixa pra lá... cansa se eu for dizer nome por nome... É, deixa ele pegar a prefeitura, que vocês vão ver o que é bom pra tosse... É isso aí anônimo, Dr. Walber é, realmente, impecável...

      Excluir
    4. É de causar espécie a qualquer pessoa de bom senso, quando se depara com esses comentários escritos neste e em outros blogs, porque ao lê-los vê-se de pronto que são textos tolos, sem a mínima visão crítica de uma discussão de ideias, que, sem dúvida, era o que deveria ser posta como pauta principal. Sem embargo, não estou dizendo para que os debatedores sejam imparciais, porque isso é tarefa impossível, pois todos temos as nossas preferências naturais. Apelo apenas para uma discussão racional, pelo devido respeito que não pode deixar de existir, embora haja colidência, como de fato há, de opinião, conceito e ideia. Cada pessoa é ímpar e tem a sua visão particular de mundo, tanto cultural quanto físico, sendo praticamente impossível o esforço que alguém possa fazer para mudar essa perspectiva, tão cara e peculiar de cada indivíduo. Não bastasse isso, reforço dizendo que as idiossincrasias existem, devemos respeitá-las, mas nunca deixar de questionar com responsabilidade as verdades postas pelas partes que discutem ideias aparentemente acabadas, uma vez que sabemos que o mundo cultural e a sociedade são fenômenos em construção, e somos nós quem os construimos!

      Excluir
    5. Anônimo, a corrupção é cultural, pois sabemos que onde houver ser humano, aí haverá sim corrupção, em maior ou menor grau, mas haverá! Por exemplo, Manoel Silva Filho, Paruru, entre outros ex-prefeitos foram todos corruptos, ou não? E preste bem atenção, não estou dizendo que essa mazela justifica, mas reconhecendo, infelizmente, um fato! Eu jamais concordei com a corrupção, mas o que se há de fazer? Um exemplo: Aldemir Lopes parecia um cara honesto, mas foi só ser gestor do dinheiro( QUE É MUITO) da Câmara Municipal pra se corromper... ou estou mentindo?

      Excluir
    6. E o Salgadinho que tem pós graduação e mestrado em corrupção. Esse você apenas Baba, Hein? Te manca!

      Excluir
  8. Eu já fiz a minha reflexão!
    EU não voto e aconselho a ninguém votar em BUERÃO, PÊPE, EDINHO e DIOGENES, esse não fizeram nada principalmente Pêpe e Buerão que não tem uma estava enfiada em Pindaré pra dizer que foram eles que colocaram. NA eleição passada o bairro Alto do Bode votou em peso em Buerão, agora ele não tem 20.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ja sei qual o teu lado. Do lado dos Babões do Prefeito

      Excluir
  9. vocês não sabem votar, pois Pindaré é terra sem lei!!! Como pode um prefeito convocar os aprovados do concurso para entregar as documentações e depois passar esses tempo todo e não convocar ninguém para assumir. Esse homem tem pacto com o coisa ruim ele esta usando o voto de cabresto. nenhum concurso em Pindaré é valido, esse prefeito faz o q ele bem quer na cara de vcs e ficam calados. kd as mentes pensantes da cidade vamos mudar gente. devemos é denunciar juiz, promotor, e colocar esses prefeito na cadeia o mais rapido possivel. talvez assim ele me entrega as portarias dos aprovados do concurso ele esta recebendo nosso salario para pagar os babões dele.

    ResponderExcluir
  10. Os defensores de Dr. Walber estão para canonizá-lo, pois ele é perfeitamente perfeito... É um poço de virtude, de honestidade ímpar! É, esses babões estão certo, Walber é sem defeito, portanto, ele é o enviado que vai redimir o Pindaré, junto com outro poço de virtude, Aldemir Lopes...

    ResponderExcluir
  11. Pelo amor de Deus você q defendem tanto o atual prefeito de Pindaré,vocês não estão vendo o q ele esta fazendo c os aprovados no concurso,gente isso é crime,imagem o que esse homem faz longe dos olhos da população,ACORDA POVO DE PINDARÉ MIRIM...

    ResponderExcluir
  12. Até o governo federal tem feito concursos e até hoje ainda não chamou os aprovados para assumir os cargos... e quando chamam é a conta-gotas. Quer dizer que só HS é criminoso? Dilma, Lula, FHC, Roseana, e tantos outros não são... não é verdade? Vejam o que a DILMA está fazendo com os professores e todo o funcionalismo brasileiro! Vocês não estão vendo? Ah! não acredito... Hipocrisia, anônimo, essa sua... acorda e veja como o Brasil funciona... não é só Pindaré, não, hipócrita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E isso justifica algo por acaso? Aqui esamos falando da corrupçao em Pindaré-MIrim se vc ainda nao se deu conta , nao estamos falando da presidenta nem de de qualquer outro político, culpado é culpado, nao importa se tem 2000 outras pessoas cometendo o mesmo crime.

      Excluir
    2. Não, não justifica! mas leia meu comentário que postei em lugar errado, lá você terá mais condição de ver o meu ponto de vista sobre essa questão endêmica!

      Excluir
    3. Bando de asnos, vão pastar... no grajaú!

      Excluir
  13. ei gente kd o concurso esse prefeito pensa q é o q heim? alguém sabe se ele esta convocando pela ordem? kd o promotor da cidade? kd o juiz? vamos nos manifestar gente dia 2 foi o prazo q a secretaria tinha dado? pense num povo sem palavra? se souberem de algo avisem pelos blogs pelo amor de Deus. ja que a prefeitura não segua o q determina a lei. alguem pelo amor de Deus anuncia aí qualquer novidade.

    ResponderExcluir
  14. A polícia maranhense calcula em cerca de 90 o número de prefeituras maranhenses que têm “negócios” com o agiota Gláucio Alencar, preso como mandante do assassinato do jornalista Décio Sá.

    E este é apenas o total de prefeituras controladas por Alencar e sua quadrilha, fora aquelas que têm ligações com outros agiotas maranhenses.

    Este blog apurou que a polícia calcula em torno de 80% o total de recursos da merenda escolar que ficava com Alencar e seu bando.

    Para justificar o gasto do dinheiro, Gláucio utilizava notas firas de suas próprias empresas.

    Documentos que comprovam a manipulação das verbas, sobretudo as da merenda escolar, já estão em poder da comissão que investiga os crimes de agiotagem no estado, assim como cheques de diversas prefeituras.

    Um dos trabalhos da polícia maranhense é fazer a triagem do que é crime local e o que pode ser considerado crime federal.

    Para isso, uma equipe da Polícia Federal também já está analisando a documentação, o que pode complicar a vida de prefeitos corruptos e dos criminosos.

    Estejam eles onde estiverem…

    ResponderExcluir
  15. Engraçado, a policia ainda não botou as mãos em Dr. Manoel Filho Silva, porque todos nós sabemos que ele é corrupto, tanto quanto os outros. Aliás, com a diferença que ele come sozinho com a sua familia, ficando de fora inclusive os GRANDES BABÕES!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você precisa conhecer a verdade. A pior coisa do mundo é a calúnia amigo. Isso inclusive é pecado. Dr Manoel Filho é um homem sério, saiu da Prefeitura pior do que entrou. Agora me diga quanto o atual prefeito ja surrupiou dos cofres públicos do município? Até avião pra ir pra sua fazenda de 8 milhões e meio de reais na Presa de Porco ele já comprou. Os próprios Babões comentam abertamente como se fosse muita vantagem. Vai te catar.

      Excluir

Comente aqui: